Publicado em

200 anos de estratégia Trend Following

trend following

David Ricardo foi um economista que morou em Londres de 1790 até 1819, acumulou grande fortuna especulando títulos do governo britânico e ações. Não sabemos exatamente qual era sua metodologia para fazer sua fortuna. No entanto, sabemos que a frase mais famosa da história da especulação lhe foi atribuída: “Corte suas perdas rapidamente e deixe os lucros rolarem.”. Este é um conselho que sobrevive até hoje e, quando aplicado com disciplina, gera resultados. Jesse Livermore é outra figura central na história da especulação que viveu de…

Continue lendo

Publicado em

Origem da tendência: oferta e demanda

tendência

O que é tendência? É uma direção geral do preço. “Por definição, se você faz dinheiro no mercado, você está no lado certo da tendência.” (Ed Seykota) Somos rodeados por tendências em níveis micro e macro. No nível micro, podemos observar em diversos setores da nossa sociedade como a moda, design, turismo, culinária e tecnologia. Já em nível macro, se manifesta fortemente em ciclos econômicos através da expansão da economia (alta) e da retração da economia (baixa). Nosso comportamento de “manada” faz com que a tendência tenha inicio, meio e…

Continue lendo

Publicado em

Falácia da Madeira Verde

Falácia da Madeira Verde

No livro denominado What I learned losing a million dollars (SCHWAGER; PAUL; MOYNIHAN, 2013), o protagonista observa que um colega de pregão em Chicago, chamado Joe Spiegel, especulava com sucesso a mercadoria Green Lumber (madeira verde). Spiegel que obtinha resultados expressivos na especulação desta mercadoria, imaginava que a commodity “madeira verde” assim se chamava pelo fato de ser pintada de verde. No entanto, a madeira era chamada de verde porque ela havia sido cortada recentemente, não havendo passado pelo processo de secagem. Joe Siegel teve…

Continue lendo

Publicado em

Método Trend Following

trend following

O método Trend following para criptomoedas responde às seguintes perguntas: Quando entrar no mercado? Quando sair da operação se a mesma se tornar perdedora? Quando sair da operação se a mesma se tornar rentável (término da tendência)? Os especuladores seguidores de tendências, conhecidos como trendfollowers, tentam lucrar nos grandes movimentos do preço durante o curso de vários meses. Eles entram na operação quando a tendência inicia e saem quando o a tendência termina.  Seu objetivo é capturar o miolo da tendência. O método trend following…

Continue lendo